quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SEMANA MUNDIAL VEGETARIANA - O PROMETIDO É DEVIDO!

No início da Semana Mundial Vegetariana, falámos sobre a Alimentação Macrobiótica e a diferença entre o Vegetarianismo, e deixámos para o fim a resposta a uma questão que com toda a certeza surge na maior parte das mentes...então mas afinal o que é que quer dizer Macrobiótica???
"Macro" vem do grego e significa, grande e "bio" significa vida, ou seja Macrobiótica é igual a grande vida, ou seja vida longa.

Uma alimentação saudável e equilibrada pode levar-nos a uma vida longa!
Nós somos o que comemos! Os alimentos que ingerimos são o alimento das nossas células, assim, quanto mais saudáveis forem os alimentos, mais saudáveis as nossas células serão.

Esperamos que as receitas que publicámos ao longo desta semana tenham sido do vosso agrado, como nos dois últimos dias não foi possível apresentar receitas, vamos hoje dar-vos a conhecer duas receitas para duas refeições equilibradas;

SUKYIYAKI COM MASSA UDON

Massa Udon a gosto
2 cenouras médias
1 chávena de brocúlos
1 chávena de alho francês
1 chávena de tofu fresco

Coloque numa frigideira pesada com tampa, água suficiente para cobrir o fundo.
Corte as cenouras e o alho françês em rodelas finas, os bróculos em pequenos ramos e o tofu em pequenos quadradinhos. Coloque na frigideira as cenouras, a massa previamente cozida, os bróculos, o alho françês, o tofu, e por fim umas gotas de shoyu.
Tape a frigideira e deixe cozinhar em chama média ou alta durante 4 a 5 minutos. Se quiser no final da cozedura pode acrescentar folhas de nabiça, rama de rabanete, ou agrião, e mais algumas gotas de shoyu e gengibre fresco ralado ao caldo.
Sirva a partir da frigideira.


COUS-COUS COLORIDO E SOBREMESA DE DOCE DE CASTANHA COM MAÇÃ

Cous-Cous Colorido

2 chávenas de cous-cous
1 cebola, 1 cenoura, duas folhas de couve
1 dente de alho
1 pitada de sal por cada chávena de cous-cous
1-1/2 de chávena de água

Num tacho aqueça um pouco de óleo e salteie a cebola, a cenoura e a couve, tudo cortado em pequenos cubos. Junte também um dente de alho ralado. Tape o tacho e deixe cozinhar um pouco até tudo ficar macio. Se necessitar adicione um pouco de água, junte o cous-cous, o sal, e a água a ferver. Tape novamente o tacho, baixe o lume e deixe ficar 3-4 minutos. Apague o lume e deixe ficar a repousar durante 0 minutos.
Pode ainda preparar deliciosas saladas de cous-cous com vegetais escaldados ou salteados, seitan, ou tofu frito, cebolinho picado, etc. Pode no final adicionar o molho a gosto.


Doce de Castanha com Maçã

1/2 kg de castanhas
1 kg de maçãs
3 colheres de sopa de malte de cevada
sal, erva doce, canela e raspa de limão q.b.

Cozinhe as castanhas com uma pitada de sal e erva doce. Descasque-as e reserve.
Cozinhe as maçãs, com o mínimo de água e uma pitada de sal. Pode reduzir as maçãs a puré ou deixra ficar como está. Adicione as castanhas muito bem cozidas, raspa de limão e deixe apurar ao lume durante mais 5 minutos.
Sirva com canela.


Estas receitas foram retiradas de "Macro Apetite - Cozinha Natural e Portuguesa", de Eugénia Varatojo, Edições Floresta.


Esta iniciativa de apresentar receitas durante a Semana Mundial Vegetarina, teve como objectivo desmistificar a Macrobiótica, e dar a "provar" cozinha saudável, pois, ela pode ser mais gostosa do que a que não contribui para a nossa saúde.
Os nossos clientes e leitores nos dirão se atingimos o objectivo...

Por sí, por nós e pelo nosso Planeta melhore os seus hábitos alimentares!

BOM APETITE!

Sem comentários: