sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SEMANA MUNDIAL VEGETARIANA II - UMA REFEIÇÃO MUITO NUTRITIVA

Hoje vamos dar-lhe a conhecer uma refeição muito nutritiva, rica em proteínas e muito fácil de preparar...Sopa de Miso e Lentilhas com Legumes.

O miso, o mais conhecido, mugi miso, é um puré feito a partir da fermentação do feijão de soja, cevada fermentada e sal. O miso é conhecido no oriente como sendo um alimento enviado pelos deuses para a humanidade, pois, tem um elevado teor em proteínas, vitaminas e minerais. Contribui para melhorar a digestão e todo o funcionamento do tubo digestivo.

As lentilhas são um fonte de proteínas muito importante, sendo um claro substituto da carne, pelo seu valor proteíco. Devem ser cozinhadas com alga kombu (à venda em qualquer supermercado biológico e loja de produtos naturais), assim como todas as leguminosas, para que se tornem mais digeríveis, macias e saborosas.


SOPA DE MISO E LENTILHAS COM LEGUMES

Sopa de Miso

1 cebola cortada em gomos finos
2 tiras de alga wakame
5-6 chávenas de água
1 colheres de chá de miso por chávena de sopa.

Demolhe a alga wakame durante 2-3 minutos. Retire-a da água, corte-a em pedaços e coloque-a na panela juntamente com a cebola. Junte água apenas para cobrir. Depois de levantra fervura baixe o lume de deixe cozinhar 5 - 10 minutos. Adicione a restante água suavemente, de preferência quente. Qunado ferver junte o miso previamente diluído com um pouco da água da sopa. Deixe ao lume 1-2 minutos a borbullhar mas sem ferver. Sirva com salsa, cebolinho picado ou umas gotas de gengibre fresco. Pode ainda variar esta sopa adicionando outros vegetais ao gosto, tofu, seitan, cogumelos shitake, etc.


Lentilhas com Legumes

1 chávena de lentilhas já cozinhadas
1 cebola cortada em quadradinhos
1 cenoura cortada em cubos
1 alho francês cortado em rodelas
3 folhas de couve branca cortada em quadradinhos
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de caril

Cozinhar as lentilhas: Demolhe 1 chávena de lentilhas e uma tira de alga kombu durante 1 hora. Cozinhe deixando levantar fervura, e deixando cozer em lume baixo durante 25 a 30 minutos.
Adicione sal nos últimos 10 minutos. A água deve cobrir as lentilhas no início,e se necessário juntar mais. Deixe cozinhar até ficarem bem sequinhas.

Salteie no azeite todos os vegetais acima referidos juntamente com o caril, durante alguns minutos, sem deixar queimar. Junte um pouco de água, tape, e deixe estufar até os vegetais ficarem macios. Adicione as lentilhas e deixe apurar mais alguns minutos. Rectifique o tempero e sirva com salsa picada.

Estas receitas foram retiradas de "Macro Apetite - Cozinha Natural e Portuguesa", Eugénia Varatojo, Edições Floresta.

E amanhã vamos aprender a fazer uma deliciosa sobremesa portuguesa!

Experimente estas saudáveis delícias! Bom Apetite!

Sem comentários: