domingo, 21 de setembro de 2008

Top&Middle Management, a liderança na mudança de hábitos de vida…

Os líderes são aqueles que dentro das organizações têm a responsabilidade de impulsionar a mudança, ver mais longe… cultivar os valores e a filosofia dos fundadores … garantir o cumprimento dos objectivos!

O elevado volume e ritmo de trabalho, a acumulação de funções (porque não é possível aumentar o HeadCount…) e a pressão constante tornam-se uma espiral que roda cada vez mais depressa, na qual são arrastados os principais líderes da organização.

Como cultiva então um líder, o seu equilíbrio, que lhe permite ter a capacidade de visão, a perspicácia, a concentração e a energia para impulsionar a mudança, e transmitir à organização as directrizes e os valores essenciais?

Os líderes do momento actual, não têm tempo…. dividem-se entre as reuniões em que os esperam, os almoços de negócios , o trabalho que se prolonga pela noite dentro…
No dia seguinte, o ritmo da espiral aumenta, pois, no dia anterior o cansaço não permitiu chegar ao fim daquela análise…

As funções de Top&Middle Management são aquelas que mais sujeitas estão à pressão sobre os resultados, e nas quais as consequências do Stress se repercutem fortemente e se transmitem a toda a organização.
No entanto, é nos titulares das funções de liderança que é mais difícil provocar a mudança de hábitos.
A maioria destas funções têm ao seu dispor Health Clubs, e SPA's, cuja mensalidade pagam regularmente sem que disponibilizem tempo para os frequentarem e Vouchers de Terapias e Massagens que não usam.
Os artigos sobre hábitos saudáveis são até uma constante na leitura que fazem.

Apesar de quase todos os líderes se reverem nesta realidade, muito poucos conseguem mudá-la. Independentemente dos constrangimentos do dia-a-dia, e da força da espiral que os empurra para o seu centro, os lideres devem também aqui usar da sua persistência e disciplina para quebrarem com o "status quo".

Hoje é mais fácil encontrar alimentação saudável e restaurantes de comida saudável, e até quem ensine a sua empregada a cozinhar de forma saudável.
Se não existe tempo para uma deslocação ao Health Club, é fácil encontrar um Personal Trainer especializado em Pilates, que faça uma aula num gabinete ou sala de reuniões, e um Terapeuta que faça uma sessão de Reflexologia em 30 minutos. Esta é uma forma simples de optimizar o tempo e as próprias instalações da organização.

O tempo despendido com estas actividades é tempo ganho, conduzindo a uma revitalização energética, aumento da concentração, com repercussão na produtividade que em muitos dos casos é quase imediata, sem falarmos dos resultados a longo prazo.
Com 30 minutos de relaxamento pode conseguir-se poupar 2 horas ou ainda mais, porque o tempo ora necessário para concluir uma tarefa diminui, a concentração e clarividência aumentam, reduzindo o tempo necessário à análise e tomada de decisões. A assertividade melhora com o equilíbrio alcançado, e consequentemente o relacionamento interpessoal, conseguindo-se mais facilmente desempenhar todas as tarefas de coordenação interna.

Disponibilizando uma hora por semana, e pouco a pouco conseguindo encontrar trinta minutos por dia para trabalhar o seu equilíbrio interno, um líder consegue quebrar a espiral em que se encontra.

Um líder pode escolher sempre entre transmitir à organização os resultados do seu próprio Stress, ou do seu próprio equilíbrio.

Para conduzir uma organização ao êxito, os líderes devem procurar o seu equilíbrio corpo, mente e espírito, trabalhando todo o seu potencial humano, a sua energia, e clarividência.

Para que uma organização mude, primeiro os seus líderes têm que mudar!

Sem comentários: