quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

“Uma Verdade muito Inconveniente”



Li recentemente um artigo do Capitão Paul Watson (co-fundador da Greenpeace, e actualmente presidente da “Sea Shepherd Conservation Society”) intitulado “Uma Verdade muito Inconveniente”.
Neste artigo, Watson menciona o facto sobejamente conhecido, mas paradoxalmente pouquíssimo divulgado, de que a indústria do gado é uma das indústrias mais destrutivas do nosso planeta emitindo, por exemplo, mais gases de estufa do que toda a indústria automóvel.



Mas o foco do artigo é sobre o efeito que tem o consumo de carne na vida marinha, um facto ainda menos divulgado e de suma importância para o equilíbrio de todo o nosso ecossistema.
Sabia que 50% dos peixes pescados nos oceanos são usados como alimento das vacas, porcos, galinhas, perus e outros, sob a forma de farinha de peixe? Ou que são necessários cinquenta peixes para alimentar um só salmão de viveiro?


Segundo Watson, a vaca doméstica transformou-se no maior predador marinho do planeta. As centenas de milhões de vacas existentes consomem mais peixe do que todos os tubarões, golfinhos e focas juntos.


Existem neste momento espécies de peixes que estão a desaparecer para poderem alimentar galinhas de aviário, criando um enorme desequilíbrio ecológico com consequências sérias para toda a fauna e flora marinhas.


Questões como as abordadas aqui nunca são muito populares porque colocam em causa os nossos hábitos diários e a maioria das pessoas não quer pensar como é que a comida lhe chega ao prato.
Mas parece-me vital que comecemos a pensar nestes assuntos. O que está em causa é a sustentabilidade de vida que vamos deixar aos nossos descendentes.


Lisboa, 13 de Outubro de 2008
Francisco Varatojo

domingo, 23 de novembro de 2008

FIM DE SEMANA DE VIDA SAUDÁVEL EM FAMILIA - CONCERTO DE TAÇAS TIBETANAS E PROGRAMA PAIS E FILHOS - 29 E 30 DE NOVEMBRO
Novembro e Dezembro são por definição os meses dos tão apetecidos Feriados, que nos permitem recarregar baterias....

É nestes dias que aproveitamos para descansar, fazer aqueles programas que queremos fazer à algum tempo em família.... no entanto, inúmeras propostas de relaxamento, descanso, e fins de semana fora, nos impactam, às vezes tendo por base os valores consumistas....

Propomos em alternativa, um fim de semana alargado em família para descobrir hábitos mais saudáveis e tomar contacto com uma das mais ancestrais terapias Tibetanas que usam o som para provocar um relaxamento profundo....

Numa altura do ano em que maiores e mais pequenos são compelidos a escolhas alimentares aparentemente tão apetitosas como pouco saudáveis.... no Instituto Macrobiótico de Portugal, pais e filhos poderão descobrir deliciosas propostas muito saudáveis!!!

No Sábado, enquanto os pais, partilham do conhecimento de
Francisco Varatojo para através de uma abordagem mais
natural lidarem com a saúde e doença dos seus filhos,
eles divertem-se a conhecer os diferentes alimentos e a
criarem simples e deliciosos preparados....

Almoçando uma deliciosa refeição em família, tomará contacto com sabores e texturas que o vão levar a perceber porque tantas pessoas desde Madonna a Gwyneth Paltrow têm vindo a optar pela alimentação Macrobiótica.

À noite, pelas 21 horas, Lobsang Dorge, praticante budista, num Concerto de Taças Tibetanas levará pais e filhos a tomar contacto com os sons harmónicos
das taças, cujas vibrações provocarão um relaxamento profundo....
As crianças alcançarão uma quietude e tranquilidade inesperadas permitindo
aos mais velhos usufruir da harmonia proporcionada pelo relaxamento ao nível de todas as células do corpo.
Aproveite e relaxe nos confortáveis futons, tire o máximo partido de um momento de grande beleza, e medite ao som dos mantras....
Toda a sua ansiedade e stress desaparecem enquanto o pensamento voa...

O pequeno almoço de Domingo em família, (agora) mais saudável prepara pais e filhos para novas actividades no Instituto Macrobiótico de Portugal.

Os mais pequenos desenvolvem os seus interesses e aptidões num atelier que junta a pintura, expressão corporal, dramática e musical, enquanto os pais aprendem a cozinhar para os seus filhos de forma mais saudável, equilibrada e saborosa...

Aproveite ainda a noite de Domingo, agora para um momento a dois ou quem sabe com os amigos e viva a paixão da dança clássica e flamenco trazidos pela mão do Ballet Nacional de Espanha em digressão comemorativa do 30 anos no CCB!

Aproveite as nossas sugestões para um fim de de semana alargado!

Lá nos encontraremos! ....quem sabe de "mão na massa" ou a ouvir os sons harmónicos das Taças Tibetanas à luz das velas ... ou deliciados com a sensualidade do espectáculo no Domingo à noite...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um fim de semana quase perfeito….uhmm
Os dias ainda estão mornos, e apetece aproveitar o sol, o ar livre…relaxar, tranquilamente… chill-out…uhmm…usamos a reentré para tomar coragem para mudar o que não gostamos na nossa vida…

Este fim de semana convidamos a relaxar e a tomar contacto com uma perspectiva de vida mais saudável…
Aproveite o fim de semana Portas Abertas no Instituto Macrobiótico de Portugal…
Comece por experimentar uma massagem Shiatsu…. uhmm, relaxe e sinta o “stress” da semana anterior a desaparecer…
Agora prepare-se para se deliciar com a Culinária Macrobiótica…
e de tarde fique a saber mais sobre a Alimentação Macrobiótica e como pode
aprender a ter uma vida mais saudável!

É Domingo, e pela manhã o Sol leva-nos até junto das margens do Tejo,
para uma caminhada… é bom sentir estes últimos raios de Sol de Verão…

Ainda pela manhã, a curiosidade, leva-nos mais uma vez ao Instituto Macrobiótico de Portugal, para ficar a saber o que é o Feng-Shui, e como podemos aprender a criar um ambiente mais harmonioso em casa, no trabalho…ou quem sabe até mudar a nossa vida…


De tarde, rumo ao Jardim da Estrela onde a entrada é livre a partir das 15 horas, sentados na relva, sentimos todas as células do nosso corpo relaxar ao som do Concerto de Taças Tibetanas… ouvimos o som de uma rajada de vento a passar por entre a floresta… e o nosso pensamento voa….desaparece…só sentimos…

Voltamos à realidade com Vânia Fernandes e Júlio Resende….


Passeando pelo jardim, descobrimos que podemos experimentar uma Indian Head Massage, e o momentos de evasão agora são completos…

Sentamo-nos agora tranquilamente, a ouvir o jazz de Maria João e Mário Laginha…

Um fim de semana quase perfeito….uhmm

Pela noite às nove e meia encontramo-nos na Sé, para um dos últimos concertos do Festival de Orgão de Lisboa dedicado a Olivier Messaien…

Até lá!
Aproveitem os convites ao relaxamento !

domingo, 21 de setembro de 2008

Top&Middle Management, a liderança na mudança de hábitos de vida…

Os líderes são aqueles que dentro das organizações têm a responsabilidade de impulsionar a mudança, ver mais longe… cultivar os valores e a filosofia dos fundadores … garantir o cumprimento dos objectivos!

O elevado volume e ritmo de trabalho, a acumulação de funções (porque não é possível aumentar o HeadCount…) e a pressão constante tornam-se uma espiral que roda cada vez mais depressa, na qual são arrastados os principais líderes da organização.

Como cultiva então um líder, o seu equilíbrio, que lhe permite ter a capacidade de visão, a perspicácia, a concentração e a energia para impulsionar a mudança, e transmitir à organização as directrizes e os valores essenciais?

Os líderes do momento actual, não têm tempo…. dividem-se entre as reuniões em que os esperam, os almoços de negócios , o trabalho que se prolonga pela noite dentro…
No dia seguinte, o ritmo da espiral aumenta, pois, no dia anterior o cansaço não permitiu chegar ao fim daquela análise…

As funções de Top&Middle Management são aquelas que mais sujeitas estão à pressão sobre os resultados, e nas quais as consequências do Stress se repercutem fortemente e se transmitem a toda a organização.
No entanto, é nos titulares das funções de liderança que é mais difícil provocar a mudança de hábitos.
A maioria destas funções têm ao seu dispor Health Clubs, e SPA's, cuja mensalidade pagam regularmente sem que disponibilizem tempo para os frequentarem e Vouchers de Terapias e Massagens que não usam.
Os artigos sobre hábitos saudáveis são até uma constante na leitura que fazem.

Apesar de quase todos os líderes se reverem nesta realidade, muito poucos conseguem mudá-la. Independentemente dos constrangimentos do dia-a-dia, e da força da espiral que os empurra para o seu centro, os lideres devem também aqui usar da sua persistência e disciplina para quebrarem com o "status quo".

Hoje é mais fácil encontrar alimentação saudável e restaurantes de comida saudável, e até quem ensine a sua empregada a cozinhar de forma saudável.
Se não existe tempo para uma deslocação ao Health Club, é fácil encontrar um Personal Trainer especializado em Pilates, que faça uma aula num gabinete ou sala de reuniões, e um Terapeuta que faça uma sessão de Reflexologia em 30 minutos. Esta é uma forma simples de optimizar o tempo e as próprias instalações da organização.

O tempo despendido com estas actividades é tempo ganho, conduzindo a uma revitalização energética, aumento da concentração, com repercussão na produtividade que em muitos dos casos é quase imediata, sem falarmos dos resultados a longo prazo.
Com 30 minutos de relaxamento pode conseguir-se poupar 2 horas ou ainda mais, porque o tempo ora necessário para concluir uma tarefa diminui, a concentração e clarividência aumentam, reduzindo o tempo necessário à análise e tomada de decisões. A assertividade melhora com o equilíbrio alcançado, e consequentemente o relacionamento interpessoal, conseguindo-se mais facilmente desempenhar todas as tarefas de coordenação interna.

Disponibilizando uma hora por semana, e pouco a pouco conseguindo encontrar trinta minutos por dia para trabalhar o seu equilíbrio interno, um líder consegue quebrar a espiral em que se encontra.

Um líder pode escolher sempre entre transmitir à organização os resultados do seu próprio Stress, ou do seu próprio equilíbrio.

Para conduzir uma organização ao êxito, os líderes devem procurar o seu equilíbrio corpo, mente e espírito, trabalhando todo o seu potencial humano, a sua energia, e clarividência.

Para que uma organização mude, primeiro os seus líderes têm que mudar!